Pré-Natal: Consultas e Custos

Assim que sabemos que o teste deu positivo, é preciso cuidar bem do bebé e da mãe. E isso pode desorientar um pouco os Pais que estão nesta fase a tentar perceber o que está a acontecer. Como eu.

Estes foram os primeiros passos que eu dei, após muita pesquisa, quando soube que ia ser Pai. Mas que partilho aqui para facilitar a vida dos próximos.

Consulta Pré-Natal

A primeira coisa a fazer é marcar uma consulta com o médico de família. Esta consulta irá ser para iniciar o ciclo de exames e análises que serão necessários para garantir que o início da gravidez decorre dentro do previsto. Caso não consiga marcar por alguma razão ou não tem médico de família, a linha Saúde 24 (808 24 24 24) agenda para a data mais próxima no Centro de Saúde da área de residência.

Custos e Subsídios

Para quem tem a consciência de que a Paternidade significa muito mais do que alimentar e brincar, sabe que criar um filho tem custos. E isso pode preocupar ou assustar os Pais pela primeira vez. Tal como eu. Por esse motivo pesquisei de tudo. Até Decretos Lei eu li para saber os custos de todas as intervenções. No desespero. Mas acabei por perceber que afinal as coisas eram mais simples do que pareciam.

No que diz respeito a custos, e em relação ao Serviço Nacional de Saúde, todas as consultas, exames, parto e respectivo internamento são gratuitos. Consultas e exames durante a gravidez, durante o período de parto e até 60 dias após o nascimento da criança são a custo zero. Isto porque as grávidas estão isentas de taxas moderadoras. Na primeira consulta, é dado este documento de isenção.

Saúde Oral

Nas mulheres a saúde oral é um dos pontos mais afetados. E é muito importante garantir que este tema não é esquecido e muito menos descurado. O Serviço Nacional de Saúde oferece às grávidas um Cheque Dentista para controlarem a saúde oral.

Abono de Família pré-natal

A partir do mês seguinte ao da 13ª Semana de gestação é possível pedir o Abono de Família Pré-Natal que é atribuído durante 6 meses. Caso o bebé nasça antes, o subsídio continua a ser pago até término do período. O valor do subsídio é atribuído de acordo com os rendimentos dos Pais.

Seguro de Saúde

É possível fazer todo o processo no Centro de Saúde e através da Rede Pública do Serviço Nacional de Saúde. No entanto o número de exames, e consultas pode ser pouco para os pais mais preocupados. São ao todo: 2 consultas no primeiro trimestre, 2 consultas no segundo trimestre, e 4 a 6 no terceiro trimestre. Em termos de ecografias são 1 por trimestre. Para um maior controlo e sossego, e para poderem seguir o estado do bebé através de ecografias, sugiro que tenham um seguro de saúde. Existem muitas soluções hoje em dia de seguros que incluem exames de obstetrícia, entre outros, sem período de carência. Mas vale a pena procurar bem, ligar, enviar emails e perguntar tudo. É também um ponto importante para a dar continuidade à Saúde Oral.

Este artigo vai sendo atualizado à medida que existam mais informações.