Solução Atómica para Desentupir Canos

Uma das tarefas que menos gostamos de fazer em casa é, curiosamente, uma das mais importantes: desentupir os canos. É que, ao longo dos dias, existe uma crescente acumulação de lixos e de gorduras na nossa canalização, e, caso não a limpemos com regularidade, podem ocorrer situações muito desagradáveis e que nos obriguem a chamar pelos canalizadores.

Contudo, isto tudo pode ser perfeitamente evitável através de certos hábitos e técnicas, bem económicas e, acima de tudo, muito ecológicas e amigas do ambiente, que todos podemos aplicar sem o mínimo esforço.

Uma delas é o uso de um desentupidor, que resolve sobretudo os problemas bem simples – que podem surgir devido a alguns pedaços de comida ou mesmo devido a alguns fios de cabelo que, por falta de atenção, se escapam para dentro do cano e lhe criam obstruções. No que diz respeito a entupimentos mais complicados, causados por uma grande acumulação de detritos, existem três técnicas que gosto particularmente de usar e que substituem qualquer profissional da área:

Técnica 1

Usar o líquido que costuma servir para lavar a loiça. No entanto, se vão utilizar esta dica, saibam que não basta apenas verterem o produto para o interior do cano. Em primeiro lugar, é necessário terem a certeza de que não existe água dentro do mesmo quando o vão fazer e, após isso, abrirem a torneira da água quente para a deixarem correr por uns bons segundos.

Técnica 2

A chamada solução infalível: a mistura de bicarbonato de sódio, vinagre e sal. Para que esta mistura faça mesmo efeito, devem colocar três colheres de bicarbonato de sódio, dois copos de vinagre e duas colheres de sal no cano entupido e, de seguida, devem tapar o ralo por 30 minutos. Após esse tempo, abram a torneira da água quente e, com ela bem a ferver, deixem que corra por uns bons minutos, de forma a limpar todos os resíduos e restos de gordura que ainda possam lá estar.

Técnica 3

Podem fazer o mesmo processo usando apenas fermento em pó, pois também este consegue eliminar os detritos e as gorduras mais difíceis. Se preferirem esta técnica, deitem duas a três colheres de fermento em pó dentro do cano e deixem que a água quente corra pelo mesmo, pelo menos, por uns 2 minutos.

 

Acreditem que qualquer uma destas técnicas fazem autênticos milagres!

 

Como viram, estas são dicas muito simples, baratas e ecológicas que todos podemos fazer com a maior das facilidades… não concordam?

 

 

You may also like...