Quais as melhores áreas para trabalhar por conta própria?

Não é propriamente um passo simples, mas existem muitas razões para se querer começar a trabalhar por conta própria. Para alguns é difícil a adaptação a horários fixos, ao local de trabalho e até ao ambiente. Por isso, para aqueles que têm um espírito empreendedor e se consideram pessoas ponderadas mas optimistas, talvez o melhor seja mesmo arriscar e tentar trabalhar por conta própria.

Assim, é muito mais provável fazer-se trabalhos que se gosta e os rendimentos são obtidos graças ao próprio negócio em vez de se estar dependente de outrem. Já para não falar que a flexibilidade horária é muito maior e adaptável.

A Zaask – marketplace online de serviços locais – recorrendo à sua base de dados, revela a procura que existe na plataforma para profissionais que trabalham por conta própria em 3 áreas distintas: contabilidade, advocacia e design. Todos os dados são relativos desde 1 de Janeiro de 2017 até 31 de Março de 2018.

Contabilidade

Se a matemática e as contas sempre foram o seu forte, pode optar por prestar serviços de contabilidade a particulares ou a empresas.

No que toca a pedidos de contabilidade, já foram realizados mais de 3600 pedidos na plataforma em 2017 e 2018. A rubrica “contabilidade” foi requisitada 44% das vezes e envolve, essencialmente, serviços de contabilidade particular como o preenchimento da declaração de IRS, recibos verdes, Segurança Social e aconselhamento financeiro pessoal.

De seguida, são os pedidos de contabilidade para uma empresa a constituir que têm a maior percentagem de pedidos (41%). Os serviços de contabilidade para empresas existentes encontram-se em terceiro lugar com 7% dos pedidos na Zaask.

Advocacia

A advocacia é uma área que muitos escolhem para trabalhar de forma independente. Ao contrário de outras profissões, normalmente um advogado não começa a trabalhar por conta própria logo desde o início, pois precisa de experiência através de estágios e trabalhos anteriores. Contudo, depois de ganharem alguma experiência, muitos optam por abrir o seu próprio escritório.

No ano de 2017 e no primeiro trimestre de 2018 foram feitos cerca de 2600 pedidos de advogados na Zaask. Os advogados especializados em direito de família e sucessões são os mais requisitados pelos clientes da plataforma (cerca de 28%). Em segundo lugar estão os advogados de direito imobiliário, com 12% dos pedidos. Os advogados de direito criminal vêm em terceiro lugar desta lista, tendo 10% dos pedidos totais.

Design de marca e web design

Para além de serem áreas em expansão e com um número cada vez mais elevado de pedidos, os trabalhos de um designer ou de um web designer podem ser feitos remotamente.

Os trabalhadores independentes destas áreas tem a possibilidade de trabalhar a partir de qualquer parte do mundo. Para além disso, há ainda a vantagem de ser área ligada à tecnologia e com uma forte componente visual, é ainda mais fácil obter clientes através de plataformas online.

Relativamente à procura na plataforma, foram realizados mais de 2500 pedidos desde o início de 2017, sendo que 60% destes foram para design gráfico. Em segundo lugar surgem os pedidos de design de logótipo e imagem de marca (24%). Os pedidos para web design rondam os 10%. Os restantes 6% vão para outros tipos de design como design para apps ou design de apresentações.