Escova de Dentes Elétrica? Sim.


A higiene oral é algo que todos nós temos presente. Ou pelo menos devíamos. Na verdade, só tive uma maior noção dos verdadeiros problemas e tratamentos a partir do momento em que tive uma pequena passagem laboral por uma clínica dentária. E uma das coisas que mais me marcou foi a importância do tempo de escovagem. E as escovas elétricas, ao contrário do que algumas pessoas mais conservadoras possam pensar, é uma das armas mais eficazes para conseguirmos uma escovagem perfeita.

O tempo de escovagem é de 2 minutos. É muito? Se escovarmos à mão sim. Ainda pior para os mais preguiçosos! além disso, as cáries desenvolvem-se com mais facilidade nos molares, porque por uma questão de espaço, a escovagem acaba por não ser feita, ou é feita de forma incompleta.

Aqui entra uma das soluções que veio revolucionar o mercado da saúde oral. As escovas elétricas. Estas escovas permitem escovar até as regiões de mais difícil acesso de forma correta e no tempo correto.

Oral B Pro 600 CrossAction

Esta foi a escova que me aconselharam no dentista. E como havia uma promoção na Notino.pt lá fui eu à aventura com a Oral B Pro 600 CrossAction.

Logo na primeira semana de uso, a primeira coisa que notei é que de facto a escova chega a todo o lado. Até aos dentes mais atrás. Além disso o tamanho da escova não me deixa usar em excesso a pasta. Sim, eu colocava pasta ao longo da escova de dentes toda.. Shame on me! Por outro lado, o facto de ela ter um temporizador, ajuda-me a ficar no quadrante por 30seg sem pressa de seguir para o quadrante seguinte. E o primeiro resultado que eu notei logo foi aquela sensação magnífica que se tem depois de uma limpeza no dentista. Na verdade, a escova ajuda a tirar o tartaro!!! Sabem aquela sensação de dentes limpos depois de uma destartatização no dentista?? O passar da lingua na zona interior dos dentes da frente? Em baixo?! Sim! Ajuda mesmo a limpar essa zona! É como se eu conseguisse fazer a maior parte do trabalho do dentista em casa! E sabem aquelas pequenas cáries que os dentistas dizem que tem de se vigiar e lavar melhor os dentes lá de trás? ADEUS! E sabem aquelas pequenas cáries criadas por restos de comida entre os dentes?! Não! Não sai com a escova. Temos mesmo de continuar a usar o fio dentário! O meu truque para este assunto é usar um fio dentário com suporte como por exemplo os Palitos dentais com fio da Spokar Dental Care.

Um truque básico que ajuda ainda mais na mineralização do dente, é não bochechar com água depois da lavagem. Cuspam o máximo que conseguirem e não comam, não bebam, não fumem, não usem pastilhas ou rebuçados, por 30min. O fluor da pasta vai ajudar a mineralizar qualquer pontinho de cárie que esteja nos dentes.

E o melhor disto tudo é que numa casa só é precisa uma máquina elétrica. Cada um tem a sua escova e podem trocar sempre que quiserem. E além disso existem escovas para máquinas elétricas se todos os tipos. Simples, Com filamentos em cruz, com efeito branqueador, para dentes sensíveis, para crianças. Enfim. Para toda a família. Por isso não vale a pena gritar ao preço da escova em comparação com as escovas manuais. Vale mesmo a pena e é mesmo eficaz!

As cabeças de substituição que recomendo: